• Telefone fixo e WhatsApp: (14) 3204-7403 | contato@sindboss.com.br

Monthly Archives :

dezembro 2019

Sinalização no condomínio, quais são as regras? 1024 1024 sindboss

Sinalização no condomínio, quais são as regras?

A sinalização é de extrema importância para informar os moradores, visitantes e funcionários.

Todo condomínio precisa estar devidamente sinalizado, além de ser primordial a clara comunicação para os condôminos e visitantes, é também uma questão de segurança. É o síndico que deve ter toda a responsabilidade de implantar no condomínio uma sinalização que seja eficiente.

De acordo com o §3º do art. 80 do Código de Trânsito Brasileiro, é de responsabilidade do condomínio, na figura do seu representante legal (que é o síndico), a correta instalação da sinalização. Sua ausência pode acarretar problemas.

As placas de sinalização têm como objetivo, além de sinalizar, informar sobre os possíveis riscos e perigos, desempenhando também a função de conduzir os moradores para fora do condomínio ou para um lugar seguro.

Tipos de sinalização 

-Segurança contra incêndio

É possível encontrar uma sinalização básica e a complementar. A básica irá informar proibições, alertas, modo de evitar incêndios e localização de equipamentos. Sabe aquela placa de não fumar próxima de lugares inflamáveis? É um exemplo. A complementar é um adicional, como faixas, símbolos e até orientações para situações de risco. Rotas de saída de emergência é um exemplo.

-Circulação na garagem

As áreas internas são consideradas vias de trânsito, por isso, placas de sinalização devem ser colocadas pelo síndico para orientar tanto os motoristas quanto os moradores. Regulamentando o trânsito dos automóveis e a circulação de pessoas nas áreas internas.

-Acessibilidade

A sinalização de acessibilidade precisa estar bem clara e mostrar os espaços comuns como salões, área de lazer, elevadores e rampas de acesso. É válido também a instalação de piso tátil e placas de braile.

-Sistema elétrico

Os quadros de energia devem estar devidamente sinalizados, indicando quais apartamentos estão conectados e alertas mostrando o risco de mexer nas fiações sem um acompanhamento profissional.

Cuidar de um condomínio não é fácil e o morador não deve ter que se preocupar com responsabilidades que são do síndico. A sinalização deve estar em dia e no devido lugar. Por isso, se você não quer ter dor de cabeça no lugar onde vive, conte com a Sindboss!

Nossa empresa possui profissionais que farão um trabalho profissional para deixar todos os moradores tranquilos e livres de problemas.

E se você gosta de nossos artigos, continue nos acompanhando!

Opte por um síndico profissional

Piscina em condomínio, quais são as responsabilidades do síndico? 1024 1024 sindboss

Piscina em condomínio, quais são as responsabilidades do síndico?

Com o verão chegando, a piscina precisar estar com a manutenção e segurança em dia!

Com o tempo quente e a proximidade do verão, a piscina em condomínio é uma excelente opção para relaxar e se divertir. Afinal, é preciso aproveitar da melhor forma as áreas comuns! E você,

já parou para pensar que a segurança e limpeza da piscina é responsabilidade do síndico? É muito importante que ele se atente para os cuidados necessários com esta área do condomínio, principalmente em relação ao uso e segurança.

Este ambiente é bastante utilizado pelos moradores, principalmente crianças, por isso deve receber uma atenção redobrada!

O síndico de um condomínio precisa ficar atento para que o cuidado seja mantido.

Piscina em condomínio sem preocupação

 Manutenção 

É terrível chegar em uma piscina e ela estar suja. Uma boa manutenção é fundamental para que a água esteja sempre limpa e cristalina. Além de serem medidas necessárias para evitar doenças de pele, como micoses, por exemplo.

A água deve ser filtrada diariamente e o controle de cloro deve ser feito a cada dois dias. O pH também deve ser checado, normalmente duas vezes por semana.  É preciso se atentar também para os pisos e bordas da piscina. Não pode apresentar rachaduras, lascas ou qualquer outra característica que não ofereça a segurança necessária.

-É preciso ter placas indicando a profundidade do local. E para a segurança das crianças, a área deve ser cercada.

-O condomínio deve delimitar uma idade mínima para que crianças possam utilizar a piscina sem estarem acompanhadas.

-Vidros não são permitidos na área da piscina.

-É preciso ter uma ducha para que todo morador utilize antes de entrar na piscina.

Outros pontos importantes

Escolha um síndico profissional! 

Manter a segurança e manutenção em dia são algumas das muitas responsabilidades de um síndico dentro do condomínio, veja outras aqui. Por isso é importante escolher bem e o síndico profissional é sempre a melhor opção. Para evitar dúvidas, escolha a SindBoss!

E se você gosta de nossos artigos, continue nos acompanhando!