• (14) 3204 7403 / (14) 99655-2405

  • 19 de dezembro de 2019

Sinalização no condomínio, quais são as regras?

Sinalização no condomínio, quais são as regras?

Sinalização no condomínio, quais são as regras? 1024 1024 sindboss

A sinalização é de extrema importância para informar os moradores, visitantes e funcionários.

Todo condomínio precisa estar devidamente sinalizado, além de ser primordial a clara comunicação para os condôminos e visitantes, é também uma questão de segurança. É o síndico que deve ter toda a responsabilidade de implantar no condomínio uma sinalização que seja eficiente.

De acordo com o §3º do art. 80 do Código de Trânsito Brasileiro, é de responsabilidade do condomínio, na figura do seu representante legal (que é o síndico), a correta instalação da sinalização. Sua ausência pode acarretar problemas.

As placas de sinalização têm como objetivo, além de sinalizar, informar sobre os possíveis riscos e perigos, desempenhando também a função de conduzir os moradores para fora do condomínio ou para um lugar seguro.

A importância da sinalização

Tipos de sinalização 

-Segurança contra incêndio

É possível encontrar uma sinalização básica e a complementar. A básica irá informar proibições, alertas, modo de evitar incêndios e localização de equipamentos. Sabe aquela placa de não fumar próxima de lugares inflamáveis? É um exemplo. A complementar é um adicional, como faixas, símbolos e até orientações para situações de risco. Rotas de saída de emergência é um exemplo.

-Circulação na garagem

As áreas internas são consideradas vias de trânsito, por isso, placas de sinalização devem ser colocadas pelo síndico para orientar tanto os motoristas quanto os moradores. Regulamentando o trânsito dos automóveis e a circulação de pessoas nas áreas internas.

-Acessibilidade

A sinalização de acessibilidade precisa estar bem clara e mostrar os espaços comuns como salões, área de lazer, elevadores e rampas de acesso. É válido também a instalação de piso tátil e placas de braile.

-Sistema elétrico

Os quadros de energia devem estar devidamente sinalizados, indicando quais apartamentos estão conectados e alertas mostrando o risco de mexer nas fiações sem um acompanhamento profissional.

Cuidar de um condomínio não é fácil e o morador não deve ter que se preocupar com responsabilidades que são do síndico. A sinalização deve estar em dia e no devido lugar. Por isso, se você não quer ter dor de cabeça no lugar onde vive, conte com a Sindboss!

Nossa empresa possui profissionais que farão um trabalho profissional para deixar todos os moradores tranquilos e livres de problemas.

E se você gosta de nossos artigos, continue nos acompanhando!

Opte por um síndico profissional

WhatsApp WhatsApp SindBoss