Responsabilidade, organização e disciplina. Essas são as três palavras que definem as características fundamentais de um síndico profissional. O síndico profissional é um pilar essencial para o bom funcionamento de um condomínio, sendo responsável por diversas atividades e funções que podem variar de acordo com as normas e necessidades do condomínio. No entanto, os desafios dessa profissão também são diversos e devem ser solucionados com profissionalismo e imparcialidade.
Quer saber mais sobre os problemas que ocorrem no condomínio e que são solucionados pelo síndico profissional? Fique até o final da leitura para entender mais!
O síndico precisa lidar diariamente com problemas que permeiam o condomínio. Sua principal função é saber resolvê-los da maneira correta, visando a melhoria para o condomínio, garantindo que todas as normas estejam sendo cumpridas, além de prezar pela segurança e bem-estar de todos os moradores.Diariamente, o síndico profissional possui tarefas que necessitam de atenção e preparo, adiante, destacamos os principais problemas enfrentados e solucionados por ele. Confira a seguir!
Conflitos entre a vizinhança
Viver coletivamente é um desafio que todo ser humano enfrenta. Quando se trata de conflitos entre vizinhos, as causas são diversas. Entre elas, as principais são: barulhos extremos, comportamento inadequado, desrespeito dos espaços em comum (elevador, academia, etc). Cabe ao síndico profissional saber conversar com ambas as partes, de forma imparcial e profissional, evitando gerar mais conflitos e apaziguando os existentes. Vale lembrar que os critérios de punição, quando necessários, devem ser seguidos para todos os moradores de forma igualitária.
Inadimplência
Este é, sem dúvidas, um dos maiores desafios para os síndicos. Por isso, é fundamental saber lidar com as inadimplências sem constranger ou passar por cima do que diz a legislação. O primeiro passo que o síndico deve tomar em caso de condômino inadimplente é o envio de uma carta solicitando a regularização. Após isso, é possível propor acordos que sejam viáveis para ambas as partes.
Se ainda assim o morador não quitar suas pendências em 3 meses, o síndico pode acionar órgãos jurídicos.
Falta de comunicação entre outros funcionários e moradores
A comunicação é a base para uma boa gestão condominial e todos devem fazer parte dessa troca de informações ou sugestões. Para que o síndico possa gerir o condomínio com excelência, a comunicação com os moradores, colaboradores e funcionários precisa fluir diariamente. Para isso, as assembléias são essenciais, pois servem para atualizar a todos sobre as mudanças e atualizações. Este é o último tópico que vamos abordar e você pode conferir abaixo.
Ausência de assembléias
É de extrema importância que as assembléias ocorram frequentemente, para que as pautas necessárias sejam levantadas. O síndico é o responsável por mediar a assembleia com moradores e propor novas soluções para os problemas atuais, frisar recados importantes, atualizá-los das mudanças e claro, manter uma boa comunicação com todos, através de uma conversa tranquila e bem direcionada.
Identificou algum desses problemas no seu condomínio? Calma, podemos te ajudar! Com a Sindboss as diretrizes necessárias serão pautadas com excelência e levaremos o melhor direcionamento para seu síndico. Assim, o seu condomínio terá melhorias significativas. Quer saber mais? Entre em contato conosco!