• (14) 3204 7403 / (14) 99655-2405

  • 25 de outubro de 2019

Seu síndico entende de responsabilidades trabalhistas e tributárias?

Seu síndico entende de responsabilidades trabalhistas e tributárias?

Seu síndico entende de responsabilidades trabalhistas e tributárias? 1024 1024 sindboss

Um bom síndico precisa conhecer e entender todas as responsabilidades que a gestão de um condomínio exige

Ter organização financeira é fundamental para qualquer um e para o síndico isso não muda. Fazer a contabilidade do condomínio de forma correta é muito importante, pois quando algo está errado, existe risco de ação judicial. Saber as responsabilidades trabalhistas e tributárias é dever de todo síndico!

Os condomínios, mesmo tendo CNPJ, que é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, não pagam Imposto de Renda de Pessoa Jurídica. Pois, não são reconhecidos legalmente dessa forma, já que não visam lucro e sim atender as necessidades dos condôminos.

Mas, isso não quer dizer que um condomínio não precisa pagar impostos. Mensalmente, precisam recolher impostos na condição de tomadores de serviços, já que normalmente possuem colaboradores contratados. Caso essas obrigações não sejam cumpridas no prazo determinado pelo eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), o condomínio fica sujeito à multa administrativa.

Além disso, qualquer contratação feita pelo síndico precisa cumprir todas as exigências das leis trabalhistas.

O síndico precisa entender as responsabilidades trabalhistas  e tributárias

Sem a SindBoss x Com a SindBoss?

Muitos podem supor que a contabilidade de um condomínio é dever das administradoras.

De acordo com o Artigo 1.348 do Código Civil:

Art. 1.348. Compete ao síndico: VIII – prestar contas à assembleia, anualmente e quando exigidas.

O síndico e o condomínio até podem contratar um contador. Mas, caso sejam encontradas incoerências ou problemas nas contas, é o síndico que será responsabilizado.  Responsabilidades trabalhistas e tributárias exigem responsabilidade! Um síndico não profissional muitas vezes é desorganizado, não entende de contabilidade e não procura se profissionalizar para entender todas as devidas normas trabalhistas. Com a SindBoss isso não acontece! Nossos profissionais são especializados e entendem o que fazem! Cumprimos com todas as obrigações fiscais e legais.

Gerir um condomínio não é uma tarefa fácil, por isso é tão importante contratar um síndico profissional. Quer segurança, melhorias e qualidade? Então conte com a Sindboss!  Leia sobre outras responsabilidades do síndico aqui.

E se você gosta de nossos artigos, continue nos acompanhando!

Confie na SindBoss!

WhatsApp WhatsApp SindBoss